Testes de Constância e Controle de Qualidade
___________________
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
Testes de Constância e Controle de Qualidade
Testes de Constância é o nome dado ao conjunto de testes realizados com objetivo de avaliar os parâmetros de desempenho dos componentes de um equipamento de raios-x diagnóstico e intervencionista, assim como no sistema de processamento de imagens. Possíveis variações no desempenho desses equipamentos podem comprometer a qualidade da imagem radiográfica e/ou a segurança do ambiente.
A relação de testes, os níveis de referência e tolerância, bem como a validade de cada teste podem variar de acordo com cada tipo de equipamento e estão previstos nas normas nacionais e estadual. Atualmente, temos uma relação de Instruções Normativas da ANVISA (90, 91, 92, 93, 94, 95, 96 e 97) que determinam estes testes a serem realizados, bem como sua periodicidade mínima.
Equipamentos que não estejam funcionando dentro dos nível de tolerância podem configurar infração sanitária, implicando assim, em procedimentos administrativos consta o estabelecimento de saúde.
Em 2019, a ANVISA introduziu o conceito de Nível de Restrição, ou seja, uma condição do serviço de saúde ou de seus produtos para saúde que impõe restrições ao funcionamento do serviço ou à utilização dos seus produtos para saúde. Quando se realizam os testes de constância e se identifica que há algum parâmetro nestaas condições, o equipamento / sala só pode ser utilizado para urgência e emergência, com a devida autorização dos responsáveis pelo serviço.
Radiologia Médica
Radiologia Odontológica
Copyrigth © 2020
CARP Proteção Radiológica Ltda.